Crônicas do Agora | Tudo sobre filmes e séries
Image default
  • Home
  • Cinema
  • CINEMA EM CASA – Okja | Filme Netflix faz crítica pesada à indústria alimentícia
Cinema Dicas Netflix

CINEMA EM CASA – Okja | Filme Netflix faz crítica pesada à indústria alimentícia

Aplaudido no Festival de Cannes, o filme Okja, escrito e dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho, faz uma crítica pesada à indústria alimentícia de forma cativante. 

A história é centrada numa empresa de carnes que está com a imagem arranhada junto ao público e ao mercado. Pra que as vendas voltem a crescer, a dona do grupo, Nancy Mirando (Tilda Swinton), usa a engenharia genética para criar super porcos. Com a proposta de “humanizar” a criatura desenvolvida pra virar comida, a companhia distribui os “primeiros exemplares” entre dezenas de fazendeiros de locais espalhados pelo mundo, para, dez anos depois, analisar qual dentre eles conseguiu desenvolver o animal mais perfeito para consumo.

Okja é uma dessas superporcas, criada por Hee Bong (Byun Hee-Bong) e sua netinha Mija (Ahn Seo-Hyun), em uma verdejante colina da Coreia do Sul. A menina desenvolve um laço afetivo com o animal, muito bem mostrado no início do filme. Existe uma relação de confiança, amizade e carinho entre as duas, mas… o tempo passa e a empresa que projetou Okja, e centenas de outros bichos semelhantes, quer a criatura de volta e planeja usá-la em um golpe de publicidade para a venda de carne processada.

CINEMA EM CASA - Okja | Filme Netflix faz crítica pesada à indústria alimentícia A partir daí a trama embarca numa sequência de ação, com sequestro, perseguições, um grupo militante desastrado e o lado mais cruel de tudo: a exemplificação de como funciona a mecânica do processamento de animais em escala industrial.

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, “a ideia de Okja surgiu quando a imagem de um animal grande e desajeitado, com uma expressão triste, surgiu na cabeça do diretor (Bong Joon-ho). Ele tentou imaginar o motivo da melancolia do animal e refletiu sobre a predileção um tanto arbitrária da humanidade por definir alguns animais como comida e outros como companheiros”.

Com o uso de diversos elementos interessantes, Okja é o melhor filme original Netflix lançado neste ano! E é uma boa opção para o seu cinema em casa.

 

+  CINEMA EM CASA: O ESPAÇO ENTRE NÓS

 

OKJA – FILME NETFLIX

TRAILER

SINOPSE

Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de “super porco”, ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar.

Related posts

5 filmes hollywoodianos em exibição no Festival do Rio 2017

Redação

“Filmes ruins” estão entre os mais buscados pelos brasileiros na internet; veja a lista

Redação

Doentes de Amor é uma das comédias românticas mais legais que você vai ver esse ano

Vinicius Andrade
Compartilhar627
Twittar
Compartilhar
627 Compart.