Crônicas do Agora | Tudo sobre filmes e séries
Image default
  • Home
  • Cinema
  • FRAGMENTADO: filmão dos bons pra quem gosta de um suspense!
Cinema

FRAGMENTADO: filmão dos bons pra quem gosta de um suspense!

Um filme inteligente. E que te leva além do universo apresentado. Com direção e roteiro de M. Night Shylamalan (O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais), Fragmentado é um verdadeiro prato cheio para quem procura uma trama bem construída e repleta de suspense.

A história gira em torno de um homem chamado Kevin (James McAvoy), um portador de TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) que apresenta 23 personalidades que se manifestam simultânea ou intercaladamente. Sem dúvidas, no filme há exageros na retratação da patologia.

O personagem é acompanhado pela Dra. Karen Fletcher (Betty Buckley), uma profissional que tem um olhar mais compreensivo com seus pacientes, sem ir simplesmente pelo que se tem como padrão de normal no sistema. Além disso, ela mostra uma crença que os seres que estão de alguma forma fragmentados interiormente são mais evoluídos.

A grande ação do longa começa quando uma das identidades sequestra 3 garotas.

James McAvoy está brilhante em sua atuação, sem exagerar na interpretação de nenhuma das personalidades. Você consegue identificar quando ele está retratando uma mulher e quando surge uma criança de 9 anos em si. E isso acontece graças ao bom trabalho de expressão corporal e estudo de personagem. Uma das coisas que colabora com o desempenho do ator são os ângulos escolhidos pelo diretor Shyamalan.

Exemplo: uma das personalidades tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) para que tudo esteja perfeito. A câmera com um close fechado foca nas mãos cortando um sanduíche meticulosamente, o som da faca na tábua e a sutileza do personagem na ação mostram ao espectador – não só explicitamente, mas nas entrelinhas – mais sobre Kevin. De maneira geral, é possível sentir o que cada personagem sente. A experiência para quem assiste é de estar em seu lugar.

O suspense é bem colocado durante a narrativa. Comparando com outros filmes do diretor, dá pra perceber a marca de Shylaman no gênero. Assim como em “O Sexto Sentido”, ele procura provocar uma reação de surpresa no público.

Tem também o foco numa das garotas, Casey Cooke (Anya Taylor –  Joy), que encontra no passado a resolução para o seu presente. Não é algo simplesmente jogado, mas ao longo do filme descobrimos mais sobre a jovem e sua ligação com a trama em geral. E o resultado é satisfatório.

Fragmentado nada mais é que uma peça de um excelente quebra-cabeça, o que dá um sabor a mais ao longa. Vale a pena conferir e se surpreender com a proposta trazida para as telonas. A produção estreou no último dia 23 de março e ainda está em cartaz em algumas salas de cinema pelo Brasil.

 

FRAGMENTADO 

SINOPSE: Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Related posts

CINEMA | Festival do Rio 2017: programação e destaques

Redação

Mulher-Maravilha: sucesso de crítica, filme tem todos os elementos pra cativar o público

Vinicius Andrade

Assista ao divertido e intrigante trailer de A Noite do Jogo

Redação
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
0 Compart.