Quem é quem em O MECANISMO, série Netflix sobre a Lava Jato

Desde que foi lançada no catálogo Netflix, a série monopoliza os debates das redes sociais e de muitos grupos de WhatsApp. Tendo a Operação Lava Jato como tema central, a produção usa de nomes diferentes da realidade para retratar os fatos na tela, por isso muita gente se questiona: quem é quem em O MECANISMO?

Até instituições e empresas tiveram suas nomenclaturas alteradas. A Petrobrás virou Petrobrasil. O MP é chamado de Ministério Federal Público. A Odebrecht se transformou Miller & Bretch. E a Polícia Federal se tornou Polícia Federativa. Nesse caso da PF, por exemplo, era necessário a produção assinar um termo dando acesso ao processo de criação da obra. José Padilha, criador da série, e sua equipe se recusaram a assinar o documento. Já no filme “Polícia Federal – A Lei É para Todos”, que também trata sobre a Lava Jato, o termo foi firmado. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Padilha comentou o caso.

“Na verdade, o então chefe da Polícia Federal em Brasília, Leandro Daiello, me ligou em Los Angeles, ainda quando estávamos redigindo a série. Ele me ofereceu locações, apoio logístico, acesso a policiais, viaturas e até análise jurídica. Para isso, a Polícia Federal precisava ter acesso aos roteiros.”

Elogiada por uns, criticada por outros, O Mecanismo é acusada por parte dos espectadores de ser parcial politica e ideologicamente –  apesar dos criadores negarem. Alguns, como o crítico de cinema Pablo Villaça, cancelaram a assinatura da Netflix por não concordarem com a realização da série.

Ao tratar sobre uma Operação que ainda está em curso e que envolve as maiores figuras da política brasileira, os criadores de O Mecanismo corriam esse risco de serem questionados sobre o viés político-ideológico. Mas a Netflix assumiu o risco e, independente de quem gostou ou não, a série teve o que toda produção almeja ter: repercussão.

Veja abaixo quem é quem em O Mecanismo, além de alguns acontecimentos comparados com a realidade.

+ O MECANISMO: ESTREIAS NETFLIX 23/03

QUEM É QUEM EM O MECANISMO

MARCO RUFFO (Selton Mello)

Quem é: policial aposentado Gerson Machado

Baseada no livro “Lava Jato: o Juiz Sergio Moro e os bastidores da Operação que abalou o Brasil”, a série é centrada no policial Marco Ruffo, personagem de Selton Mello. Na vida real, o investigador é Gerson Machado, que acompanhava Alberto Yousseff desde quando ele operava apenas em Londrina, no Paraná. Selton afirma não ter tido contato com o homem real.

+ LEIA O PERFIL DE GERSON MACHADO, publicado no ESTADÃO

Quem é quem em O MECANISMO, série Netflix sobre a Lava Jato

VERENA CARDONI (Caroline Abras)

Quem é: delegada Erika Marena

Quem é quem em O MECANISMO, série Netflix sobre a Lava Jato

ROBERTO IBRAHIM (Enrique Díaz)

Quem é: doleiro Alberto Youssef

O doleiro Roberto Ibrahim (Enrique Diaz) comanda um esquema de lavagem de dinheiro, operando por meio de um escritório instalado em cima de um posto de gasolina. Na vida real, foi exatamente esse o cenário que batizou a operação Lava-Jato, que prendeu o doleiro Alberto Youssef em sua primeira fase.

Quem é quem em O MECANISMO, série Netflix sobre a Lava Jato

JOÃO PEDRO RANGEL (Leonardo Medeiros)

Quem é:  Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras

O diretor da PetroBrasil mantém uma relação próxima com Ibrahim, que dá de presente ao colega um carro de luxo. Na vida real, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse ter recebido um Range Rover de Alberto Youssef.

PAULO RIGO (Otto Jr.)

Quem é quem em O Mecanismo: juiz Sergio Moro

WILMA KITANO (Alessandra Colassanti)

Quem é: doleira Nelma Kodama, amante de Youssef

Ibrahim chama a ex-cafetina Kitano (Alessandra Colasanti) para trabalhar com ele. As suas prostitutas são usadas para distribuir dinheiro de corrupção em Brasília. Na vida real, Youssef afirmou aos investigadores que prostitutas eram pagas com dinheiro desviado da Petrobras. O doleiro teve um relacionamento com Nelma Kodama. Fonte: O Globo.

MARQUETEIRA CAMPANHA (Maria Ribeiro)

Quem é: Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana

PROCURADOR DIMAS (Antonio Saboia)

Quem é: Deltan Dallagnol, Procurador da República

RICARDO BRETCH (Emilio Orciollo Netto)

Quem é: empresário Marcelo Odebrecht

JANETE RUSCOV (Sura Berditchevsky)

Quem é: Dilma Rousseff

A candidata à Presidência, Janete, aparece já falando em “estocar vento” — expressão usada por Dilma em 2015, que acabou sendo alvo de piadas na internet.

JOÃO HIGINO (Arthur Kohl)

Quem é: Lula

TRAILER